quarta-feira, 29 de julho de 2020

EDMUNDO MARIA DO NASCIMENTO



EDMUNDO MARIA DO NASCIMENTO MAIS CONHECIDO COMO “NENÉM DO BAIÃO”, UM DOS MAIS ANTIGOS SANFONEIROS DE MOSSORÓ, QUE TANTO ALEGROU NOITES E BAILES MOSSOROENSES



POR LINDOMARCOS FAUSTINO


Nosso eterno rei do baião mossoroense - NENÉM DO BAIÃO - Pobre Mossoró não fez ainda nenhuma homenagem a este filho ilustre de sua terra, alô Câmara Municipal, faça uma homenagem a este cidadão que muitas vezes cantou e encantou no Mossoró Cidade Junina.

ADENDO NENÉM DO BAIÃO

POR KYDELMIR DANTAS


Edmundo Maria do Nascimento (1941-2011) – Segundo ele, começou sua vida de sanfoneiro com o nome de Neném do Rojão, porém após apresentar-se ao lado do seu ídolo maior, teve seu nome artístico trocado para Neném do Baião, dado pelo próprio Luiz Gonzaga, era um mossoroense apaixonado por forró, e admirador de o Rei do Baião.

Foi componente na primeira formação da Orquestra Sanfônica Otaviano Pinto, nos anos de 1999 e 2000; conforme o Maestro da sanfônica, sanfoneiro e compositor Cláudio Henrique: “Neném foi, sem dúvidas, uma das figuras mais relevantes e expressivas da arte folclórica-musical mossoroense”.


NENÉM DO BAIÃO E SUA SANFONA

O sanfoneiro esteve presente em quase todas as edições do Mossoró Cidade Junina, tocando forró, que todo ano era montado dentro da Estação das Artes.


Era uma figura que representava, com orgulho, a cultura nordestina, se espalhando no seu ´dolo maior e cantando suas músicas. Sua simplicidade fazia com que ganhasse fãs e admiradores, além de muitos amigos(a)s. Costumava se apresentar nos shows vestido com figurino igual ao de Luzi Gonzaga. Considerado o “Luiz Gonzaga de Mossoró. O sanfoneiro morreu numa quinta-feira do dia 08 de setembro de 2011 de infarto, aos 70 anos.
FONTE – BLOG  MENDES & MENDES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E MOSSOROENSE COM MUITO ORGULHO

A minha Lista de blogues